domingo, 1 de fevereiro de 2009

Cores da Bandeira do Brasil

Cores da Bandeira do Brasil

O que realmente significam as cores da bandeira brasileira, verde, amarelo, azul e branco.

O verde das matas, o amarelo do ouro e riquezas naturais, o azul do céu límpido e o branco da paz eterna. Isto é o que ensinam para todos nós na escola desde antes de sermos alfabetizados.

Não acreditem nisto crianças, conheçam agora a verdadeira história por trás desta combinação de cores única e um tanto estranha para bandeiras de países.
Estão vendo esta bandeira aí ao lado? Ela chamava-se Pavilhão pessoal dos príncipes reais do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, adaptada como bandeira do Reino do Brasil de setembro a dezembro de 1822. Percebem que as cores dos príncipes são Verde e amarelo?
Pois então a bandeira brasileira herdou estes elementos de cor porque verde e amarelo são homenagem à Casa Real de Bragança, da qual fazia parte o imperador D. Pedro I, e à Casa Real dos Habsburg, da imperatriz D. Leopoldina. A esfera azul corresponde ao céu do Rio de Janeiro como visto no dia 15 de novembro de 1889. Por último, a faixa branca não representa a paz e nem mesmo o Equador celeste como em algumas interpretações mas apenas um local para a inscrição da frase “Ordem e Progresso” que é inspirada no lema positivista de Auguste Comte “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”. Quase esqueci, as estrelas representam mesmo os Estados brasileiros e a quantidade delas passou por alterações ao longo dos anos conforme a quantidade de Estados mudava.

Fontes: Adaptado de Wikipedia